top of page

A história da comunicação e importância para o seu negócio



A palavra comunicação tem sua origem no Latim “communicare” que significa algo como “tornar comum, compartilhar ideias, opiniões”. A espécie humana se expressa de diferentes formas e usando diferentes meios de comunicação – verbal, não-verbal, escrita e visual -. Alguns dos primeiros registros sobre comunicação datam de 40 mil anos.


Já os de comunicação, nada mais são que as ferramentas que nós seres humanos usamos para realizar a comunicação com outros seres humanos para transferir informações que podem ser individuais ou em massa.


Um resumo da história da comunicação e sua evolução


Os primeiros registros sobre a comunicação humana são datados de 15.000 a.C, quando foram achadas no continente africano as primeira pintura rupestres. A escrita similar ao que conhecemos hoje só aparece por volta de 3.500 a.C, ela foi criada pelos sumérios para registrar acontecimentos do seu cotidiano. Após o surgimento da escrita a carta tornou-se a meio de comunicação mais utilizado para compartilhar informações.

O telégrafo surge em 1790, a ferramenta era foi um dos primeiros meios de comunicação à distância e era capaz de enviar letras e frases através de um sistema ótico. E, mais ou menos 32 anos depois, nascia o telefone, modificando a forma de se comunicar do indivíduo.

Paralelamente ao surgimento do telefone, veio o rádio permitindo a transmissão de informação em massa por meio de ondas eletromagnéticas propagadas no ar. Já a televisão surge por volta de 1920.

Por volta de 1973 os meios de comunicação sofrem nova revolução com o surgimento dos primeiros aparelhos celulares. Em 1990, surge o primeiro buscador de internet, e em 1991, a internet passa a ser de domínio público.

Em meados dos anos 2000, os meios de comunicação passam por outra grande revolução com o lançamento do primeiro smartphone pela Apple, a popularização das primeiras redes sociais, e o surgimento das mensagens instantâneas pelo WhatsApp. E, em 2022, demos início a outra mudança na forma de se comunicar com a criação de IA – inteligências artificiais - como o ChatGPT.


Os tipos de comunicação


Existem 4 tipos básicos de comunicação: verbal, não-verbal, escrita e visual.


A comunicação verbal é a fala, onde você usa palavras para expressar o que pensa e sente. A comunicação verbal inclui também sons e intensidade, é o meio mais utilizado e o que pode afetar significativamente suas relações.


A comunicação não-verbal é aquela em que usamos a linguagem corporal – sinais e gestos – para se expressar, muitas vezes a comunicação não verbal pode trazer sinais importantes sobre a mensagem que está sendo transmitida.


A escrita talvez seja o meio de comunicação mais antigo e mais utilizado até hoje, é quando você transforma a falar em textos - catas, e-mails, anúncios, releases etc. Já a comunicação visual, como o nome mesmo diz, é o uso de imagens - fotografias, desenhos, vídeos - para se comunicar.


A importância da comunicação para o seu negócio


Mas afinal, quais os benefícios de uma boa comunicação?


Vamos falar sobre dois deles: o primeiro é a relação com o seu cliente. Quando melhor for sua comunicação, melhor será sua relação, e por consequência, melhores serão seus resultados.


O segundo é fortalecer a sua marca, ter uma comunicação bem estabelecida faz com que você entenda melhor o seu público e melhore a reputação da sua marca.


Pode parecer bobagem, mas a comunicação é uma das partes mais importantes do seu negócio, se você não sabe por onde começar ou tenha alguma dúvida, mande uma mensagem!

Comments


bottom of page