Buscar

Canudos inox ajudam na saúde dos dentes


O uso do utensílio, além de ser sustentável, evita alguns problemas bucais, segundo especialista

Nós todos sabemos que preservar a saúde bocal é fundamental à saúde. Agora, você sabia que o uso do canudo inox pode ser benéfico para a saúde dos nossos dentes? De acordo com a Dra. Priscila Roberta, odontologista parceira da Beegreen Sustentabilidade Urbana, o uso do canudo inox traz vários benefícios, como evitar manchas e o amarelamento da dentição, além de facilitar o desmame dos bebês sem prejudicar a formação dos dentes.


Mas como isso funciona? Segundo a especialista, o uso do canudo inox impede que alimentos ácidos ou muito pigmentados entrem em contato com os nossos dentes, o que acaba reduzindo a absorção de pigmentação por parte da dentina, o tecido esbranquiçado que recobre a polpa do dente. Outro benefício, é que ele ainda auxilia quem está em processo de clareamento dental, já que a pessoa deve evitar o consumo desses alimentos, aumentando, assim, a eficácia do tratamento.


“Eu sempre peço para os meus pacientes evitarem alimentos ácidos e com corantes enquanto estiverem fazendo clareamento, para não prejudicar o tratamento. Mas caso seja necessário, que eles utilizem o canudo inox - essa orientação é para quem está em tratamento e para quem já terminou. Caso esses cuidados não sejam tomados, o paciente corre o risco de a pigmentação do esmalte voltar”, destaca a dentista.


Na lista de alimentos que mancham e amarelam nossos dentes estão: chá preto; café; açaí; beterraba; vinho tinto; refrigerantes e catchup - que contém altos níveis de pigmentação. O que acontece é que o esmalte do nosso dente “pega” parte desse pigmento, ocasionando manchas e aquele aspecto amarelado ao dente.


Já os alimentos ácidos, como as bebidas alcoólicas, balas, abacaxi, limão, vinagre, molho de tomate e pepino em conserva, quando consumidos com frequência, tornam o ambiente bucal mais ácido, o que deixa os dentes mais propensos a absorver pigmentos, já que eles diminuem a proteção natural dos dentes. Ou seja, excesso de alimento cítrico vai danificar o esmalte dos seus dentes ao longo do tempo.


Para finalizar, a dentista indica ainda o uso do canudo inox para fazer os desmame das crianças, o que evita problemas com a formação da dentição e fortalece os músculos do rosto. “O que acontece aqui, é que ao fazer o desmame, costumamos introduzir o uso de mamadeiras. O grande problema nisso é que a utilização prolongada desse utensílio causa anomalias na dentição dos pequenos, já que pode deixar os dentes tortos e aumentar a tendência a cáries. É melhor fazer a transição da amamentação para o copo com canudo do que para a mamadeira. O ato de chupar o canudinho desenvolve os músculos do rosto, e o movimento de sucção pode ajudar na evolução da fala. Lembrando que o canudo inox só pode ser usado com a supervisão de um adulto”, avalia a Dra. Priscila Roberta.


Sobre a Beegreen Sustentabilidade Urbana

A Beegreen nasceu em 2016, fruto dos sonhos e da força de duas mulheres empreendedoras. A empresa é pioneira na fabricação e distribuição de canudos reutilizáveis, feitos de inox. Para quem ainda não conhece, a marca é líder de mercado quando o assunto são canudos sustentáveis. Atualmente, são quatro modelos: canudo de inox reto (Espessura: 6 mm); canudo de inox curvado (Espessura: 6 mm); canudo de inox para drinks (Espessura: 6 mm); e o canudo de inox para shakes (Espessura: 8mm). Além da produção de canudos, a empresa está ampliando sua cartela de produtos e já oferece opções como copos sustentáveis, ecobags, composteiras e kits ecológicos, todos disponíveis no site da marca. Para mais informações sobre a Beegreen, acesso o site oficial da empresa www.beegreen.eco.br ou as páginas oficiais da marca no Facebook www.facebook.com/beegreenbr , Instagram @beegreenbr e no LinkedIn https://www.linkedin.com/company/beegreen-sustentabilidade-urbana/