Buscar

Clínica curitibana é referência no tratamento do espectro autista em bebês


O modelo Denver de Intervenção Precoce traz ótimos resultados e pode ser aplicado em bebês e crianças até os 5 anos

Você já ouviu falar sobre o modelo Denver de Intervenção Precoce? Ele foi desenvolvido por Rogers, Pennington & Dawson com base na Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Esse é um modelo inovador, focado no tratamento de bebês e crianças até 5 anos no Transtorno do Espectro Autista. De acordo com a psicóloga do Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE), especialista certificada, Giulianna Victoria Yoshie Kume, o modelo Denver tem como base os princípios do ABA.

O principal diferencial do modelo Denver é que o contexto de ensino é naturalista, nele prevalece a interação entre o terapeuta, familiares e a criança, através de jogos e atividades lúdicas, podendo ser aplicado até os 5 anos de idade. Essa terapia pode ser utilizada em várias situações, inclusive em casa, por isso a participação da família é fundamental. “Com o Denver estabelecemos comportamentos focados no interação social, por meio das atividades simples e jogos que mantenham a motivação e interesse. Assim a criança consegue se comunicar, se conectar, aprender e é claro, se desenvolver. Nós explicamos as estratégias a família e elas podem ser aplicadas em casa”, avalia Giulianna.

Os benefícios desse modelo de terapia são inúmeros, dentre eles: a interação parental; ênfase no afeto positivo e na dinâmica interpessoal; maior espontaneidade e flexibilidade, e atividades que reforçam o envolvimento compartilhado. Para finalizar a especialista lembra da importância do acompanhamento “Os profissionais que trabalham com esse modelo devem seguir algumas etapas para avaliação da criança e seu desenvolvimento, reavaliando e elaborando novos objetivos a cada 3 meses”.

Sobre o Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE)

Fundado no ano de 2016 por Canrobert Krueger, Mariana de Carvalho Krueger e Syomara Szmidziuk, a clínica é referência no atendimento a pacientes com danos neurológicos. O CERNE possui equipe especializada em diversas áreas, como: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Neuromodulação e Terapia Ocupacional. O diferencial da clínica está nos métodos de tratamento avançados, como Theratogs, PediaSuit, Bobath, Terapia da Mão, Integração Sensorial, Contensão Induzida, ABA, DENVER, além da chegada do primeiro tratamento através da Neuromodulação ao sul do país. Para mais informações, acesse o site www.cerne.net.br ou as redes sociais Facebook https://www.facebook.com/cerneoficial e Instagram https://www.instagram.com/cerne.oficial/