Buscar

Terapia locomotora traz benefícios para pacientes com lesão ou disfunção neurológica


O treinamento locomotor tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes

O treinamento locomotor é uma terapia que visa treinar a marcha de indivíduos com disfunções neurológicas. Ele pode ser realizado no solo, em esteira rolante – com ou sem suporte parcial de peso – e com dispositivos robóticos. De acordo com a fisioterapeuta do Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE), Tawany Sanches, esse é um tratamento que pode ser feito tanto em crianças, quanto em adultos.

Marcha é o nome dado ao padrão de caminhar da pessoa. Pacientes com lesões neurológicas podem apresentar alterações em vários sistemas corporais – sistema musculoesquelético, neuromuscular, sensorial, entre outros – resultando em uma marcha anormal. “O treinamento locomotor é uma conduta terapêutica indicada para crianças e adultos com alterações na marcha, como em casos de Paralisia Cerebral, Mielomeningocele, Transtorno do Espectro Autista, AVC, Esclerose Múltipla, Doença de Parkinson, entre outros”, elucida a especialista.

Os benefícios desse treinamento incluem melhora da qualidade e velocidade da marcha, da mobilidade, do equilíbrio e da função desses pacientes, consequentemente melhorando sua qualidade de vida. Em geral, o procedimento não é indicado para pacientes com déficits cognitivos graves, crises convulsivas não controladas, cardiopatias descompensadas e em casos de contraturas e deformidades severas.

Para que o treinamento locomotor seja realizado adequadamente e com segurança, é imprescindível buscar um serviço de fisioterapia neurofuncional especializado. “Esse é um tratamento com evidência científica e ótimos resultados. Mas vale lembrar, aqui, que ele deve ser aplicado por um profissional qualificado, para que os objetivos sejam alcançados e para que o caso não seja agravado”, finaliza Tawany.

Sobre o Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE)

Fundado no ano de 2016 por Canrobert Krueger, Mariana de Carvalho Krueger e Syomara Szmidziuk, a clínica é referência no atendimento a pacientes com danos neurológicos. O CERNE possui equipe especializada em diversas áreas, como: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Neuromodulação e Terapia Ocupacional. O diferencial da clínica está nos métodos de tratamento avançados, como Theratogs, PediaSuit, Bobath, Terapia da Mão, Integração Sensorial, Contensão Induzida, ABA, DENVER, além da chegada do primeiro tratamento através da Neuromodulação ao sul do país. Para mais informações, acesse o site www.cerne.net.br ou as redes sociais Facebook https://www.facebook.com/cerneoficial e Instagram https://www.instagram.com/cerne.oficial/