Buscar

Você já ouviu falar em Fisioterapia Neurofuncional Intensiva?


Especialista fala sobre o tratamento e seus benefícios

A Fisioterapia Neurofuncional é a especialidade da fisioterapia que atua nos disfunções resultantes de lesões no sistema nervoso central e periférico, em crianças e adultos, como por exemplo Paralisia Cerebral, AVC, lesão medular, doença de Parkinson etc. “O principal objetivo dessa terapia é melhorar a função dos pacientes e quando realizada com maior frequência e intensidade, é chamada de fisioterapia neurofuncional intensiva”, elucida a fisioterapeuta do Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE), Tawany Sanches.

Os protocolos incluem até quatro horas diárias de treinamento, entre as terapias estão: vestes terapêuticas associadas a tensores; realidade virtual e game terapia; estimulação elétrica funcional; dispositivos robóticos; Terapia por Contensão Induzida; e Treinamento de Marcha em Esteira com Suporte Parcial de Peso. “Estudos evidenciam que a fisioterapia neurofuncional intensiva se comparada a fisioterapia neurofuncional convencional é mais benéfica porque através do volume de treinamento, promove maior estimulação no processo de aprendizado motor e neuroplasticidade (mudanças adaptativas no cérebro), melhorando consequentemente a função, independência e qualidade de vida do paciente”, complementa a fisioterapeuta.

Para finalizar, Tawany alerta que é preciso cautela com esse tipo de tratamento e o primeiro passo é buscar ajuda de um profissional especializado. “É necessário ter cautela para a indicação de protocolos intensivos para pacientes com doenças neuromusculares, deformidades articulares graves, osteoporose e doenças cardiovasculares severas. Cada caso deve ser avaliado individualmente por um fisioterapeuta especialista. Além disso, o fisioterapeuta tem autonomia para decidir qual técnica deve ser utilizada com cada paciente, especificamente”.

Sobre o Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE)

Fundado no ano de 2016 por Canrobert Krueger, Mariana de Carvalho Krueger e Syomara Szmidziuk, a clínica é referência no atendimento a pacientes com danos neurológicos. O CERNE possui equipe especializada em diversas áreas, como: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Neuromodulação e Terapia Ocupacional. O diferencial da clínica está nos métodos de tratamento avançados, como Theratogs, PediaSuit, Bobath, Terapia da Mão, Integração Sensorial, Contensão Induzida, ABA, DENVER, além da chegada do primeiro tratamento através da Neuromodulação ao sul do país. Para mais informações, acesse o site www.cerne.net.br ou as redes sociais Facebook https://www.facebook.com/cerneoficial e Instagram https://www.instagram.com/cerne.oficial/